Release Oficial da 2ª Feira de Humor e Quadrinhos.

Como uma das atividades do 45º Salão Internacional de Piracicaba, a Semactur, em parceria com o CEDHU, AHA, SESC, LIBRE e A GUILDA, realizará nos dias 15 e 16 de setembro, no Engenho Central (barracão 9) a sua II Feira de Humor e Quadrinhos, que neste ano homenageará como patrono o quadrinista Gustavo Duarte. A comissão organizadora do evento será presidida pelo empresário Kevin Freitas, diretor da empresa A Guilda Colecionáveis; terá participação do SESC de Piracicaba; da AHA, Associação dos Amigos do Salão de Humor; da Libre, Liga Brasileira de Editoras e do CEDHU, Centro Nacional de Pesquisa do Humor Gráfico de Piracicaba.

Foi definido um novo padrão para a mostra deste ano e ao invés de privilegiar apenas editoras comerciais que trabalham com material impresso, os organizadores pretendem disponibilizar mesas às editoras, mas também aos artistas independentes, que poderão comercializar sua produção editorial. E que, ao contrário do ano passado, quando os stands foram comercializados, desta vez todos os interessados poderão ter acesso à mostra através de um processo de cadastramento de interessados e de avaliação dos conteúdos que será feito pela nova Comissão. A ideia é também realizar dois debates com quadrinista piracicabanos, Marcelo Maiolo e Andrei Bressan, que confirmaram suas presenças nos dias 15 ou 16, onde falarão sobre as atividades que estão desenvolvendo no campo dos quadrinhos.

O representante da Libre, Liga Brasileira de Editores, Paulo Tadeu, Editora Matrix, iniciou esta semana as articulações com as editoras especializadas em quadrinhos, formalizando os convites para participações. Ele reconhece que o mercado editorial vive um momento de dificuldades, mas que a primeira feira realizada no ano passado conseguiu despertar as atenções do mercado editorial brasileiro, especialmente por conta do prestígio do Salão de humor. Para o diretor do Salão e presidente do CEDHU, Erasmo Spadotto, realizar uma segunda edição da feira será “uma marca importante nos 45 anos do nosso Salão de Humor”. Expectativa compartilhada pelos integrantes do SESC e da AHA.

Segundo o novo coordenador do evento, que dirige em Piracicaba uma loja de produtos colecionáveis e jogos lúdicos, Kevin Freitas, “Piracicaba tem um potencial muito grande para firmar-se também como feira de quadrinhos em conjunto com o Salão de Humor. Vamos trabalhar intensamente nos próximos meses para viabilizar este projeto.” Nos próximos dias, Kevin, em conjunto com os demais organizadores pretende criar um site específico, iniciar o processo de seleção dos autores independentes e editoras interessadas em expor seus produtos, divulgar o evento e atrair o público para acesso gratuito à nova edição da Feira de Quadrinhos.

No ano passado a Feira teve como patrono o cartunista e quadrinista Mauricio de Sousa, recebeu 12 stands de editoras, uma grande programação cultural do SESC e reuniu cerca de 5.000 pessoas nos três dias de sua realização, segundo dados divulgados na época pela SemacTur. Com o novo formato, os organizadores pretendem repetir a iniciativa anterior e abrir espaços para novos autores do campo dos quadrinhos nacionais.

Além de Gustavo Duarte, como convidados especiais estão confirmados os ilustradores Marcelo Maiolo e Andrei Bressan, ambos de Piracicaba, que farão palestras abertas durante o evento. A criação do cartaz está sendo assinada pelo artista piracicabano Danilo De Angeli.